quinta-feira, 22 de agosto de 2013

O Jazigo 387.

Essa a cripta do barão de São Gonçalo e de sua família. Pra quem não conhece a história do Barão aqui vai um resumo.

Belarmino Ricardo de Siqueira, primeiro e único barão com grandeza de São Gonçalo, nasceu em Saquarema, 1791 e faleceu em Niterói em 9 de setembro de 1873. Foi um grande proprietário rural, banqueiro, político, militar e empresário brasileiro.

Em São Gonçalo foi dono das terras da Fazenda Engenho Novo e da Fazenda Jacaré. Como oficial da Guarda Nacional entre os anos de 1826 a 1842, foi comandante superior da Legião de Magé e Niterói. Benemérito, foi provedor do Asilo Santa Leopoldina de Niterói e também membro do conselho fiscal do Instituto Fluminense de Agricultura. Fundou e presidiu o Banco Rural e Hipotecário e foi proprietário de uma companhia fluminense de transportes.

Foi ainda Fidalgo Cavaleiro da Casa Imperial, oficial e comendador da Imperial Ordem da Rosa (1855), além de ter sido elevado a barão de São Gonçalo, por decreto imperial de 19 de março de 1849, e recebido grandeza em 1854.

Uma pena que um homem tão importante para o município, para quem ainda não ligou o nome a localidade, a região de "Quinta Dom Ricardo" faz referência ao Barão, tenha tão pouca importância junto ao lugar que adotou para viver. Sua cripta, onde reside seu corpo e os restos mortais de seus pais e irmãs, encontra-se em estado deplorável, ruindo e amarrada a arames para não desabar.

O esquecimento é ingrato.



Mais fotos no álbum.



Nenhum comentário:

Postar um comentário